sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Deuses Gregos em Templos Contemporâneos

Exu e Hermes são correspondentes por serem deuses mensageiros. Hermes faz a ponte entre seres humanos e deuses, assim como os exus.



Esse post estava no meu antigo blog, mas como a exposição foi estendida, resolvi trazê-lo para cá também.

Essa exposição pode ser vista no MAC e traz esculturas do museu de Pergamon, em Berlim.
Ela é uma continuação do projeto do museu de Pergamon de divulgar essas obras, guardadas há quase um século e foi exibida, com mais obras, no MAB-FAAP, antes de vir para o Rio. Apesar da exposição do MAC ter menos esculturas e isso ficar evidente pelo folder da exposição de São Paulo que recebemos ao entrar, creio que a de Niterói seja mais interessante pela relação que faz entre os deuses gregos e os orixás. O mármore branco e as estátuas nuas contrastam com o colorido dos orixás da Casa do Pontal, representando o contraste da cultura européia (fria) com a africana (vibrante). Há muita informação escrita, linhas do tempo, quadros relacionando as características comuns entre cada deus grego e seu correspondente orixá (se é que há uma correspondência). A impressão que tive ao sair é que a exposição tinha poucas obras, mas é muito rica em sua intenção.

Para saber mais, visite a página do Aguarrás. Há uma ótima resenha sobre a exposição.

Local: MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Preço(s): R$ 4; R$ 2 (estudantes e maiores de 60 anos); Grátis para crianças de até 7 anos e estudantes até o 2° grau.
Período: até 25 de março de 2007.
Horário: terça a domingo, 10h às 19h.

2 comentários:

Nando Lira disse...

Como debatemos muito sobre a exposição no dia e concordamos bastante. Achei que ficou faltando mais obras o que de maneira nenhuma fez com que fosse desinteressante. Aliás, vale a pena a visita ao MAC por si só. É um museu lindo, com uma vista maravilhosa... combina muito com tudo, com um dia feliz, com um diz romântico, com um dia de aprendizado etc. :o)

Beatriz Fontes disse...

Infelizmente, devo admitir que não sou muito fã de exposições... Mas se você me disser onde eu posso comprar uma miniatura de Hera ou Vênus, agradeço. É que eu queria colocar uma estatuazinha no nicho que tem no alto da minha casa... Como não sou de santos, pensei em apelar para os deuses gregos. Que tal? Só não pode ser muito cara...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...