terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Elegância Vintage

Fashion blog.it

A palavra ‘camafeu’ provavelmente origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. Inicialmente, a ágata foi a gema mais utilizada, além do ônix. Bem mais tarde, já a partir do século XV, passou-se a utilizar também conchas marinhas. Na confecção dos camafeus, as gemas podem ser gravadas como uma imagem negativa (intaglio) ou trabalhadas em relevo.

Os primeiros camafeus surgiram por volta do ano 300 AC, em Alexandria, Egito e eram muito utilizados em jóias e adornos para vestimentas. Também os antigos gregos e romanos apreciavam intensamente o camafeu e imagens de deuses e deusas, cenas mitológicas ou figuras femininas eram as preferidas. No período Helenístico, jovens mulheres usavam camafeus com a figura do deus Eros como um sedutor convite ao amor.

No século XVII era considerado refinado culturalmente um cavalheiro que colecionasse ou portasse jóias com camafeus. O imperador francês Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.

Fashion blog.it
Hoje em dia, camafeu virou sinônimo de adorno redondo com bordas trabalhadas e uma figura no centro, não necessariamente em relevo. É um símbolo de elegência e feminilidade. Fico encantada ao encontrar trabalhos de artesãos e designers que utilizam os mais diversos materiais fazendo releituras da peça, mas sem perder a delicadeza que ela representa.

A Bad Reputation subverte a ideia da figura talhada na pedra substituindo-a por ícones femininos, pin-ups e até pelo Drácula! Que mulher nunca se sentiu atraída por um vampiro sexy como ele (ainda mais se for o Gary Oldman)



Este camaféu do Ponto do A mantém a ideia original utilizando uma figura feminina no centro, mas é todo feito em tecido.


Camafeu já não é mais sinônimo de broche. É possível encontrar brincos, aneis e até pulseiras com a figura feminina e suas bordas trabalhadas. Tem para todos os gostos e combina com qualquer peça de roupa. Dê um toque de elegância até para a camiseta podrinha do verão!



                                               
Anel e brincos Mercado Livre










Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...